segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Análise das 5 Forças no Planejamento Estratégico

A Análise das 5 Forças foi criada por Michael Porter em 1979 com o objetivo de analisar a competitividade das empresas. Para essa análise, são consideradas 5 Forças Competitivas que devem ser levadas em consideração na construção de uma estratégia que diferencia uma empresa das demais. Para uma análise mais precisa, é necessário que sejam considerados os fatores Micro e Macroambientais.

Essa ferramenta também pode a ser utilizada para analisar a competitividade de um produto específico, a competitividade da empresa, a comptetividade de municípios e estados e até mesmo a competividade das nações.

As 5 Forças que se refere essa análise são: 
  1. Rivalidade entre os Concorrentes;
  2. Poder de Barganha dos Clientes;
  3. Poder de Barganha dos Fornecedores;
  4. Ameaça de Novos Concorrentes;
  5. Ameaça de Produtos Substitutos.




A Rivalidade entre os Concorrentes costuma ser o principal determinante de competitividade do mercado. Os rivais competem agressivamente em relação ao preço, a praça, ao produto e a promoção (4Ps de marketing segundo Kotler).

O Poder de Barganha dos Clientes influencia nos negócios quando começam a exigir mais qualidade por um menor preço dos produtos e serviços. Essa Força costuma fazer com que as estratégias de preços dos produtos sejam forçadas para baixo.

O Poder de Barganha dos Fornecedores afeta diretamente nas decisões estratégicas. Os fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou até mesmo cobrar preços elevados no caso de um produto que é fornecido apenas por um fornecedor.

 A Ameaça de Novos Concorrentes é uma constante em todos os negócios e por isso deve ser monitorado com frequência a entrada de novos players. Quando um novo produto ou uma nova empresa pretende entrar em um mercado, pode esbarrar em barreiras de entrada que podem dificultar a sua inserção e fixação no mercado. Essa barreira de entrada pode estar ligada a fatores relacionado tanto ao Micro como ao Macroambiente.

A Ameaça de Produtos Substitutos que desempenhas funções iguais ou semelhantes podem ser uma ameaça a sua estratégia, uma vez que, Produtos Substitutos com preços mais baixos podem aumentar o Poder de Barganha dos Clientes.

A Análise das 5 Forças é mais uma excelente ferramenta para ser utilizada no Planejamento Estratégico e possibilitar a sua empresa a adoção de diferenciais competitivos.

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