segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Análise S.W.O.T no Planejamento Estratégico

A análise S.W.O.T, ou em português análise F.O.F.A é ferramenta utilizada para a análise do ambiente interno (Forças e Fraquezas)  e para a análise do ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

Ambiente Interno diz respeito a tudo o que está no controle da empresa, ou seja, são as variáveis que a empresa pode controlar.
Exemplo 1 - Forças: Você possui um restaurante que utiliza um sistema de agendamento de mesas pela internet que nenhum outro restaurante possui. Nesse sistema o cliente pode agendar a data, o horário e a quantidade de pessoas. Esse sistema garante a mesa vaga para o cliente não gerando espera e desconforto. Aqui seu ponto forte seria a inovação em tecnologia.
Exemplo 2 - Fraquezas: Você possui um restaurante onde a rotatividade de garçons é muito grande (turn-over). Devido a alta rotatividade o seu restaurante não consegue adotar um padrão de excelência no atendimento dos clientes gerando desconfortos e insatisfações.

Nos dois exemplos de Ambiente Interno, você pode agir. Você pode comunicar melhor as suas Forças e trabalhar as suas Fraquezas para prestar um melhor atendimento. Em vários casos você utilizará as suas Forças para combater as suas Fraquezas.


Ambiente Externo diz respeito as variáveis que não podem ser controladas pela empresa como nos exemplos abaixo:
Exemplo 1 - Oportunidades: Você possui um restaurante em uma cidade que vai receber indústrias, e você pode ficar atento a essa oportunidade de aumento de demanda e utilizá-la no seu planejamento para aumentar a estrutura atual ou abrir uma filial próximo as indústrias.
Exemplo 2 - Ameças: Você possui um restaurante em uma cidade que implantará uma lei proibindo esse tipo de negócio na região em que está. Diante disso, você terá que procurar um outro local para o empreendimento.

Nos dois exemplos de Ambiente Externo, você não tem controle, ou seja, não tem poder de ação para mudar a situação, pois, a vinda ou não das indústrias ou a aplicação de uma nova lei de zoneamento independe da sua ação pois essas situações vão ocorrer você agindo ou não. Porém, você pode fazer uso das Oportunidades para combater ou amenizar as Ameaças como no exemplo acima.

Tanto as análises Internas quanto as Externas são fatores que podem criar ou destruir valores do seu negócio, por isso, é muito importante que essa ferramenta seja utilizada de forma bem clara no Planejamento Estratégico.

Modelo de diagrama para a análise S.W.O.T:
FORÇAS

Força 1
Força 2
FRAQUEZAS

Fraqueza 1
Fraqueza 2
OPORTUNIDADES


Oportunidade 1
Oportunidade 2
AMEAÇAS


Ameaça 1
Ameaça 2



Em breve publicarei outras ferramentas para serem utilizadas no Planejamento Estratégico.

O espaço está aberto para discussões.

Um execlente inicio de 2013 para todos.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário