quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Execução no Planejamento Estratégico

De nada adianta passar horas e horas, investir tempo em reuniões e reuniões, finalizar um belíssimo PLANEJAMENTO ESTRATATÉGICO se a equipe não tiver um CULTURA voltada para a EXECUÇÃO no sentido de realizar o trabalho com maestria.

Para que o PLANEJAMENTO seja executado de forma correta é necessário levar em consideração 3 processos-chaves básicos, conforme destacam RAM CHARAM e LARRY BOSSIDAY:
  1. Processo para Pessoal;
  2. Processo para Estratégia;
  3. Proceso para Orçamento.
No Processo para Pessoal, um dos pontos essenciais é que a tarefa de selecionar, desenvolver e avaliar não deve ser delegada. Isso é tarefa do Líder. Se quiser que o seu departamento/empresa/setor cumpra os pontos abordados no PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, o próprio Líder deve designar e acompanhar o pessoal na EXECUÇÃO as tarefas.

No Processo para Estratégia, o passo-a-passo para a coleta das informações deve ser bem claro e obejtivo para evitar distorções e a subjetividade dos assuntos relevantes para o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

No Processo de Orçamento, do mesmo modo que no Processo para Estratégia, deve ser adotado um padrão para os Orçamentos. Deve-se sempre levar em conta a qualidade, os prazos de entrega e de pagamento, os suportes, etc...

Se os cuidados acima com os 3 PROCESSOS-CHAVES foram tomados e mesmo assim algo ocorreu errado, ou melhor, NÃO ocorreu, é possível que a sua organização não tem um CULTURA voltada para a EXECUÇÃO.

Outro ponto importante é que as ESTRATÉGIAS só produziram os resultados esperados se forem convertidas em AÇÕES e se forem EXECUTADAS com habilidade.

Quando não se EXECUTA bem, as estratégias não dão certo pelas seguintes razões:
  1. As coisas não acontecem;
  2. As organizações não fazem acontecer;
  3. Os Líderes avaliam mal os desafios.
Ter um plano "B" também faz parte das empresas que tem uma CULTURA voltada para a EXECUÇÃO, pois a empresa não pode parar e é preciso rever constantemente o seu PLANEJAMENTO.

Usando mais uma vez as palavras dos mestres RAM CHARAM e LARRY BOSSIDAY podemos afirmar que: "Não há EXECUÇÃO sem ACOMPANHAMENTO".

E uma boa forma de ACOMPANHAR e garantir que a EXECUÇÃO seja realizada é a utilização da ferramenta 5W2H.

Veremos a utilização da ferramenta 5W2H em uma próxima edição.

Outros artigos relacionados ao assunto PLANEJAMENTO:
  1. Análise S.W.O.T no Planejamento Estratégico - http://gestaoemercados.blogspot.com.br/2013/01/analise-swot-no-planejamento-estrategico.html
  2. Planejamento Estratégico o Ponto "X" da Questão - http://gestaoemercados.blogspot.com.br/2012/11/planejamento-estrategico-o-ponto-x-da.html
  3. Falhas na Gestão Versus Indicadores - http://gestaoemercados.blogspot.com.br/2012/10/falhas-na-gestao-versus-indicadores.html

O espaço está aberto para comentários, críticas e sugestões.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário